5 de junho de 2011. Data que ficará marcada para todos os amantes do futebol arte, e principalmente, para a torcida do Flamengo. Uma vez que um dos maiores ídolos da história do clube Rubro-negro e um dos melhores cobradores de falta que o país do futebol já viu, despediu-se do futebol, pelo menos como jogador profissional. O jogo de despedida do craque Sérvio como jogador porssional foi frente ao Corinthians. O placar final da partida foi de 1 vs 1. Todas as atenções estavam voltadas ao camisa 43, número usado para relembrar o título carioca do clube em 2001, diante do Vasco. O gol do título saiu dos pés do jogador em uma de suas especialidades: cobrança de falta, aos 43 minutos do segundo tempo. Ao término do primeiro tempo, Pet foi ovacionado pela torcida do Flamengo.

Petkovic fará um jogo de despedida em agosto de 2011 diante do FK Estrela Vermelha de Belgrado da Sérvia, clube pelo qual Pet conquistou inúmeros títulos.

Embora com todo o sucesso que conquistou, Petkcovic não foi reconhecido pelas várias comissões técnicas que passaram pelas seleções da antiga Iugoslávia, Sérvia e Montenegro e atualmente pela Sérvia.

Carreira:

Nascido em Majdanpek, mudou-se cedo para Niš (terceira cidade mais importante do país) para jogar nas divisões de base do clube da cidade, o Fudbalski Klub Radnički Niš (fundado em 1923). No Radnički, ganhou o apelido pelo qual é conhecido em sua terra natal, Rambo, em referência ao personagem de Sylvester Stallone, por seu físico robusto à época. Petkovic até hoje ajuda seu primeiro clube, arranjando material esportivo e até mesmo dinheiro.

O jogador deu um importante passo em sua carreira quando transferiu-se para o Estrelha Vermelha em 1991, clube este que havia acabado de conquistar a Liga dos Campeões da UEFA. Pet jogou no clube até 1995. Quando foi contratado pelo gigante Real Madrid. Apesar de sua ótima estreia, em que marcou um dos gols na vitória por 3 x 2 no clássico contra o Atlético de Madrid, Petkovic não conseguiu sucesso jogando pelo time merengue. Foi emprestado então, ao Sevilla, para que o time da capital pudesse contratar o croata Davor Šuker, principal jogador do clube na época. Ao fim de seu empréstimo, voltou ao Real, mas após se desentender com o técnico recém chegado, Fabio Capello foi novamente emprestado, mas desta vez para o Racing Santander.

Após novamente ser pouco utilizado pelo Real Madrid, quando retornou do Racing, o sérvio foi contratado pelo Vitória em 1997, que o descobriu após participar de torneio amistoso em que o sérvio se destacou pela equipe B do Real. O jogador porém, só aceitou vir para o Brasil para recuperar seu bom futebol para retornar a Europa. Sua consagração pelo time baiano veio no Brasileiro de 1998, fazendo com que o São Paulo chegasse a oferecer suas promessas França e Dodô por ele, na ép
oca.

No ano seguinte conquistou o campeonato baiano e a Copa do Nordeste jogando pelo clube. Conseguindo assim seu retorno para a Europa. Pet foi contratado pelo
Venezia da Itália para jogar a temporada 1999-2000.

Novamente sem espaço na Europa voltou para o Brasil para jogar pelo Flamengo no início de 2000. A partir daí, enfim, sua carreira deslanchou. Jogou por três dos quatro grandes cariocas. Com sucesso em todos. Passou também pelo Goiás, em 2007, onde conquistou um vice campeonato estadual e pelo Santos.


Títulos:

Estrela Vermelha
Campeonato Iugoslavo: 1991-92, 1994-95
Copa da Iugoslávia: 1992-93, 1994-95
Copa Intercontinental: 1991

Real Madrid
Campeonato Espanhol: 1996-97
Supercopa da Espanha: 1997

Vitória
Campeonato Baiano: 1999
Copa do Nordeste: 1999

Flamengo
Taça Rio: 2000
Taça Guanabara: 2001
Campeonato Carioca: 2000, 2001
Copa dos Campeões: 2001
Campeonato Brasileiro: 2009

Vasco
Taça Guanabara: 2003

Shanghai Shenhua (China)
Campeonato Chinês: 2003

Curiosidades:

- Seu nome completo é: Dejan Petković. Em sérvio fica assim: Дејан Петковић

- Nasceu em Majdanpek, no dia 10 de setembro de 1972.

- Tornou-se o mais jovem jogador da história do futebol iugoslavo a atuar numa partida oficial, estreando em 25 de setembro de 1988 (quando tinha apenas 16 anos e 15 dias de idade) em vitória por 4 x 0 sobre a equipe Bósnia do Željezničar Sarajevo.

- Seu apelido é
Rambo, ganho devido ao seu físico robusto no início de sua carreira.

-No Vitória, não recebia por meses, mas jogava feliz. (Petkcovic falando sobre sua passagem pelo Vitória);

Prêmios individuais:

- Bola de Prata da Revista Placar: 2004, 2005 e 2009.

- Melhor meia esquerda do Campeonato Brasileiro: 2009.

- Ordem de Rio Branco (
título honorífico oferecido pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil): 2010.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Josian Rafael
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Template Para Blogspot