O surgimento do clube está intimamente ligado à paixão dos moradores de Chapecó pelo futebol. As agremiações amadoras da região haviam interrompido suas atividades e os amantes do esporte sentiram falta. Após muitas reuniões sobre o destino da modalidade na cidade, no dia 10 de maio de 1973 reuniram-se dirigentes de dois clubes amadores e tomaram a decisão de fundir-se e formar uma equipe só.
Os idealizadores eram Alvadir Pelisser e Altair Zanella, indepedentinos roxos, e Lorário Immich e Vicente Delai, ferrenhos defensores do Atlético Chapecó. A fusão agradou a muitos na cidade e logo conseguiram apoio de empresários da região, empolgados com a ideia de um clube que representasse a cidade de Chapecó.
A ajuda veio de todos os cantos. Um empresário cedeu os uniformes, outros doaram materiais, mas o Plíneo de Nês, um influente político e empresário local, depositou apoio incondicional no erguer deste novo clube.
A Associação Chapecoense começou assim, com a força de vontade de apaixonados pelo futebol e com a ajuda da população. Seu primeiro presidente foi Lorário Immich. O time inicial era formado pela população local, inclusive alguns jogadores exerciam profissões paralelas à de jogador. Eram eles contínuos, motoristas, PMs, etc. Muitos jogadores nem recebiam salários, jogavam apenas por amor à camisa. A arrecadação do clube ainda era pequena.
Em sua primeira partida como profissional, a equipe jogou no campo do Colégio São Francisco e bateu o São José por 1 a 0.
O clube estava começando a engatinhar, disputando os estaduais catarinenses, mantendo equilibrada as suas contas, quando, em 1977, veio a grande surpresa e grande feito do Chapecoense: o título do Campeonato Estadual. A conquista causou grande comoção na cidade, além de permitir que o clube disputasse a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.
Após este primeiro título, a fama gerou frutos. O então prefeito da cidade decidiu construir um estádio que abrigasse os novos campeões. Em apenas 150 dias, ergueu-se o Estádio Municipal, que abrigaria as novas glórias da equipe. Viagens pelo Brasil começam a ser freqüentes no ano seguinte e a equipe se classificou em 51º no Campeonato Brasileiro de 1978.
No entanto, depois disso, somente em 1996 o clube ergueria uma nova taça de campeão do estadual. Dez anos depois, venceu a Copa Santa Catarina e, em 2007, outro título estadual.

Mascote:

Fazendo jus ao nome do estádio do Chapecoense, que se chama "Regional Índio Conda", uma figura indígena foi escolhida para ser a mascote do clube.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Josian Rafael
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Template Para Blogspot