Que o Barcelona é um dos melhores clubes do mundo (se não o melhor) na atualidade, ninguém contesta, tanto que foi campeão espanhol e está na decisão da Liga dos Campeões, mas há de se afirmar que aquele time de 2006 também era ótimo. Há quem diga até que aquele time campeão da Champions League é melhor que o atual. Mas é claro que a maioria (inclusive a minha pessoa), acha disparado o de hoje bem à frente daquele.

O time mudou praticamente por inteiro, só ficando o goleiro Valdés e o capitão Puyol. Os laterais Oleguer e Van Bronckhorst deram lugar aos brasileiros Daniel Alves e Adriano, que ao contrário dos "antigos" apoiam muito, e bem o ataque. Já na zaga Rafa Márquez saiu para a entrada de Piqué.

Hoje, o meio campo do time Catalão com uma incrível marcação, mas ao mesmo tempo com um toque de bola refinado e com ótima armação, faz com que seja o melhor do mundo. É formado por Mascherano, que passa uma grande segurança para a zaga, por Xavi e Iniesta, que juntamente com Messi dão uma grade força ofensiva ao time. Já o daquela época, não era tão bom assim, pelo menos no papel, mas que jogava taticamente muito bem, dava muitas alegrias aos torcedores. O brasileiro Edmilson era quem fazia o papel de Mascherano, apoiado pelo holandês Van Bommel. Devido a pouca idade, Messi e a dupla de espanhois que forma o meio atual, eram reservas. A armação então, ficava à cargo de Deco, e de Ronaldinho Gaúcho. Ambos viviam as melhores fases da carreira como jogadores.

Já o ataque formado por Pedro e David Villa, é muito mais efetivo do que aquele de Eto'o e Giuly. Não que aquele não era bom, muito pelo contrário, só acho que o de hoje ainda consegue ser melhor.

Além do tudo isso que já foi citado, no time de hoje não se vê ligações diretas, muito pelo contrário daquele que perdeu o Mundial para o Internacional. Agora é muito mais toque de bola, controle de bola, além de mais técnica.

Taticamente falando:

Barcelona de 2006:


Barcelona Atual:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Josian Rafael
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Template Para Blogspot