Em apenas três anos de carreira como técnico de um time profissional, o espanhol Josep Guardiola, de 40 anos, poderá igualar a marca de um homem que dirige equipes de futebol há mais de 30 anos. Com uma Liga dos Campeões no currículo de treinador, Guardiola está a uma vitória de igualar o número de títulos de Alex Ferguson, que venceu a Champions em duas oportunidades com o Manchester. Os dois treinadores já se enfrentaram na final de 2009, e o espanhol levou a melhor. Neste sábado, os dois voltarão a se encontrar, desta vez no Estádio Wembley, em Londres.
Os comandantes têm em comum o signo de capricórnio, o que justifica o poder de liderança e a inesgotável vontade de buscar a excelência. O zagueiro Piqué, atualmente no Barça, já foi jogador do United, e confirma as características em comum.
- Guardiola e Ferguson são dois motivadores natos. Ferguson foi um treinador que sempre me tratou bem. Creio que as duas equipes possuem uma forma parecida de trabalhar - analisou.

Os ex-jogadores Guardiola e Luis Henrique trabalhavam nas categorias de base do Barcelona quando o presidente Joán Laporta confirmou que o holandês Frank Rijkaard deixaria o clube após o fim da temporada em 2008. Diversos nomes foram especulados mas o mandatário, juntamente com o então diretor de futebol Txiki Begiristain sabiam que não seria necessário ir muito longe para buscar a solução. Era tempo de renovação e Guardiola acabou sendo o escolhido, com Luis Enrique assumindo o Barcelona B.
Pep mudou a cara do Barcelona antes de botar qualquer time em campo. Saíram figuras importantes como Ronaldinho e Deco, jogadores da base foram promovidos ao time principal e "canteranos" como Iniesta e Xavi ganharam mais espaço. A cereja do bolo já estava madura e um baixinho argentino assumiu a camisa 10 para entrar para a história.
Em três anos Guardiola conseguiu nove títulos de 12 disputados, com uma média de três taças por ano. É o único técnico do Barça a ganhar três espanhóis de forma consecutiva.
- Ele mantém a motivação. Pep e essa equipe formam um casamento perfeito - afirmou o ex-jogador brasileiro Sylvinho ao jornal "Sport".

Alex Ferguson está no Manchester United há 25 anos e conquistou 36 títulos nesse período. Graças a ele, o clube retomou a soberania do futebol inglês - dominado pelo Liverpool nos anos 80. É o manager mais vitorioso da história da Grã-Bretanha e por pouco não comandou o Arsenal pouco antes de acertar com o Manchester.
Em 1986, Ferguson se preparava para liderar a seleção da Escócia na Copa do Mundo do México. O Arsenal fez um convite tentador, mas exigia o início imediato no cargo. Por causa do Mundial, o convite não foi aceito. Em novembro, Fergie foi contratado pelo United. Sua primeira temporada com os Red Devils não foi fácil. Encontrou jogadores experientes, relaxados, que não faziam questão de se dedicar aos treinamentos. O espírito disciplinador e competitivo demorou a ser aceito no Old Trafford.
O primeiro título veio três temporadas depois, com a Copa da Inglaterra de 1989. Toda longa caminhada começa pelo primeiro passo e o escocês, desde então, não parou mais de vencer. A Liga dos Campeões, todavia, sempre foi o maior desafio de Ferguson, que demorou 13 anos para levantar sua primeira taça europeia.
- Acho que é sua atitude. Ele quer vencer o tempo todo, a cada ano, ele nunca descansa, nunca sente como se já tivesse chegado ao topo da montanha e sempre acha que pode ir mais alto - elogiou o lateral Gary Neville em entrevista à BBC.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Template Para Blogspot