No dia 2 de junho de 1914, enquanto caminhavam por Fortaleza (Capital do Ceará), Luís Esteves Junior e Pedro Freire conversavam sobre diversos assuntos. Quando de repente, algo inusitado aconteceu, chutaram uma pedra, e os rumos da conversa então, mudou-se para o futebol. Surgiu aí, a ideia de criar um clube de futebol. Os dois encontraram alguns colegas que apoiaram a iniciativa da dupla. No mesmo dia, a turma se reuniu na residência de Luís Esteves. Escolheram o nome do clube como Rio Branco Football Club, com camisas de cor roxa e calções brancos. Gilberto Gurgel, comerciante na época, foi nomeado o primeiro presidente do clube. Gilberto teve a iniciativa de fazer uma coleta entre os associados para conseguirem fundos para fazer a compra de uma bola oficial, que até então não possuiam. Foram arrecadados cerca de 22 mil réis, uma quantia razoável e que mostra a boa condição social dos fundadores do clube.

Exatamente um anos depois, em uma nova reunião, resolveram mudar o nome do time para Ceará Sporting Club. Neta reunião também foi decidido mudar as cores do uniforme para preto e branco, uma vez que era muito difícil conseguir camisas de cor roxa.

O mascote do Ceará é o "Vovô". Devido ao fato ser o mais velho clube do estado. Seu estádio oficial é o Carlos de Alencar Pinto, apelidado pela torcida como Vovozão, com capacidade para 3,000 pessoas. Porém, o Glorioso manda seus jogos no Castelão, do Governo do Estado, com capacidade para 58.400 pessoas.

Com um 2º lugar conquistado em 1994, o alvinegro é o detentor da melhor campanha da história da Copa do Brasil de um clube do Ceará. O time possui a 3ª maior torcida do estado, e a 4ª maior do Nordeste.

No dia de hoje, o Glorioso está comemorando seus 97 anos de vida. E o Boleragem Camisa 10 parabeniza o clube por este feito. Desejamos muita sorte, títulos e glórias ao clube.

Parabéns Vovô!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Josian Rafael
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Template Para Blogspot