O Coração Valente, apelido que ganhou após se recuperar de um problema cardíaco onde quase teve que abandonar a carreira, decidiu que vai descançar. Depois de 17 anos como jogador, seis dele com o problema no coração, Washington desistiu de renovar seu contrato com o Fluminense por mais uma temporada, e na tarde desta quinta-feira anunciará a sua aposentadoria.
Washington se apresentou normalmente para a pré-temporada e até já tinha acertado as bases financeiras para renovar com o tricolor, mas após quadro de hiperglicemia durante a pré-temporada, o atacante discutiu por um longo tempo com médicos, familiares e dirigentes até que ponto valia a pena continuar no esporte diante de sua ficha médica, e optou por encerrar sua história futebolística como campeão brasileiro de futebol. A informação foi confirmada pelo doutor Constantino Constantini, cardiologista e amigo pessoal do jogador.
- Washington vai se retirar do futebol. E fez o certo. Sai como campeão. Do ponto de vista médico, não há problema, mas foi uma opção dele e eu concordo com isso. Não deveria ter mais um ano como reserva. - relatou Constantino.
Como é diabético, o quadro de hiperglicemia (aumento do nível de glicose no sangue) fez com que o novo clínico-cardiologista do Flu, Celso Barros, entrasse em contato com o doutor Constantini para saber até aonde valeria a pena continuar jogando futebol diante de sua saúde.
- Recebi uma ligação do médico do Fluminense perguntando se era aconselhado o Washington seguir jogando mesmo com o problema da diabete. Respondi que era algo que devia ser controlado, assim como a questão cardíaca é controlada por mim. Não sou nenhum irresponsável de atestar que ele pode atuar se fosse o contrário. Do ponto de vista cardíaco, o jogador está bem. Mas é lógico que é preciso ter o cuidado com a questão da glicemia. O médico para isso é um endocrinologista. A diabete desregulada é perigosa para qualquer ser humano, em atividade ou não – disse Constantini.
Confira a ficha da carreira de Washington:
Nome: Washington Stecanela Cerqueira
Data de nascimento: 1º de abril de 1975 (35 anos), em Brasília
Clubes onde jogou: Caxias, Internacional, Ponte Preta, Paraná, Fenerbahçe, Atlético-PR, Verdy Tokyo, Urawa Reds (JAP), São Paulo e Fluminense
Seleção brasileira: 10 jogos e 3 gols
Títulos: Campeão Brasileiro de 2010 (Fluminense) Supercopa do Japão de 2005 (Verdy Tokyo) Campeão Japonês, 2006, Copa do Imperador, 2006, Supercopa do Japão, 2006, e Liga dos Campeões da Ásia, 2007 (Urawa Reds).
Artilharia: Paulista de 2001; Copa do Brasil de 2001; Brasileirão de 2004 e 2008; Mundial de Clubes de 2007; Campeonato Japonês de 2006.
3 comentários:
Washington é um exemplo de jogador por tudo que passou e fez pelo futebol.Encera a carreira como um campeão.
abraços!
http://fluminensetricolorguerreiro.blogspot.com/
Sem dúvidas. Não sou tricolor, mas ele merecia esse post por tudo que já fez e por tudo que já sofreu para continuar fazendo o que ele mais gosta, que é jogar futebol.
cara eu sinceramente acho o Washington um maravilhoso jogador que sempre jogava na boa e também merecia mais tempo no futebol..
sempre valorizava seu time, lutava por ele foi uma pena ele ter parado...
Postar um comentário